Ações de saúde e cidadania da Caravana Governo de Todos atenderão população de mais seis municípios

População de seis municípios do Baixo Parnaíba recebem a Caravana nesta sexta (19) e sábado (20). Foto: Divulgação

A quinta edição da Caravana Governo de Todos reúne profissionais e serviços de saúde em mais um pacote de ações realizadas pelo Governo do Estado. Desta vez, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, a população de Magalhães de Almeida, Tutóia e São Bernardo pode, gratuitamente, atualizar a carteira vacinal, realizar testes rápidos, orientação nutricional, coleta de preventivo, orientações sobre saúde bucal, entre outras ações de saúde. No sábado (20), a Caravana leva os serviços para os municípios de Brejo, Mata Roma e Anapurus. Além dos serviços de saúde, a população também será assistida com serviços de cidadania, como emissão de documentos e acesso a programas sociais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça ações de saúde nos municípios com a Caravana ‘Governo de Todos’. “O objetivo principal da Caravana é levar serviços de saúde aos municípios menores, reforçando a assistência à saúde nas regiões mais carentes. Os primeiros resultados desta ação já estão surgindo, pois a população tem acolhido o projeto de forma muito positiva. Assim, vamos atendendo as demandas reprimidas e melhorando indicadores que necessitavam desta atenção especial”, afirmou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro.

A Caravana Governo de Todos oferece, entre outros serviços em saúde, orientações sobre Vigilância Sanitária, exames ginecológicos, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite A e C. Além disso, atendimento por equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma), vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os multiprofissionais da Fesma desenvolvem suas atividades com ações estratégicas no enfrentamento da mortalidade infantil e materna, com foco na atuação da mulher, saúde da criança, hipertensão e suas alterações, diabetes e suas complicações, controle da hanseníase, acompanhamento da saúde das populações com maior vulnerabilidade, entre outros.

Região do Munim

Na quarta edição da Caravana de Todos na região do Munim, cinco municípios receberam atendimento, também na área da saúde: Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Axixá, Morros e Icatu. Mais de mil atendimentos foram registrados na área em dois dias de ações preventivas.

Entre os serviços mais procurados na região do Munim, testes rápidos, vacinas e orientações bucais. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou a positiva adesão da população. “O Governo comemora a realização, com sucesso, de ações com esta, que garantem com eficiência na assistência às populações em cada região do estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a ação.

BOX//Locais de atendimento da Caravana ‘Governo de Todos’

– Magalhães de Almeida
Sede da Colônia de Pescadores – Av. Getúlio Vargas, 435, Centro, em frente à praça de eventos

– Tutóia
Praça de Eventos – Avenida Paulino Neves, em frente à Prefeitura de Tutóia

– São Bernardo
CE Debora Correa Lima – Rua Campo de Pouso S/N, Centro. Referência: Praça de Eventos

– Brejo
CE Cândido Mendes – Praça Benedito Leite, em frente à Igreja Matriz

– Anapurus
Escola Thales Ribeiro, Rua da Indústria, Centro

– Mata Roma
CE Oliveira Roma – Rua Comandante Renato Archer, Centro

Casa Civil

SHARE