Governo apresenta balanço fiscal em reunião com representantes da Agência Fitch Ratings

Representantes do Governo do Estado apresentaram balanços fiscais a representantes da Agência Fitch Ratings. Foto: Divulgação

Em mais uma reunião anual com representantes da Agência Fitch Ratings, ocorrida na última terça-feira (16), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), gestores do Governo do Estado, apresentaram balanços fiscais, ações e o cenário econômico do Maranhão, além de metas e programas desenvolvidos para fins de avaliação de nota de crédito, feito pela Agência.

A reunião iniciou com a explanação do subsecretário da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Marcello Dualibe, que fez a abertura dos trabalhos, falando sobre a situação fiscal do Maranhão aos presentes. Para o subsecretário, essa reunião anual é de extrema importância para o Estado, oportunidade na qual são apresentados os avanços obtidos com a responsabilidade fiscal. “Nossas ações são apresentadas aqui com a mais absoluta transparência, onde mostramos o cenário econômico real, além de dados de extrema importância que afetam o desenvolvimento do Estado. Estamos confiantes que nossa nota será positiva”, destacou.

Os temas abordados durante a reunião foram divididos pelos seguintes tópicos: ‘Política e Economia’, onde o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão e Secretaria de Indústria e Comércio fizeram as apresentações; ‘Receitas, Despesas e Planejamento’, apresentada pela Sefaz, Seplan e Segep; ‘Resultados Fiscais’, apresentada Seplan; ‘Gestão Financeira: Dívida, Riscos Fiscais, Operações de Crédito e Precatórios’ apresentada pela Seplan e PGE; ‘Previdência’, apresentada pela Segep;  e ‘Empresas’, apresentada pela Caema, Emap, Emarph e Emserh.

O diretor financeiro da Fitch, Paulo Fugulin, que veio acompanhado do diretor sênior de finanças públicas, Gerardo Carrillo, destacou a transparência com que as ações do Estado foram apresentadas, o que, de acordo com ele, é fundamental para uma avaliação correta do Estado. “O que temos visto de maneira recorrente, é o aumento da transparência nas apresentações, e quanto mais transparente, melhor nossa avaliação, para termos uma ideia melhor do Estado”, enfatizou o representante da Agência.

Atualmente, a nota do Estado é BB-, porém, a perspectiva de longo prazo, é A+. A previsão da divulgação da nota de avaliação produzida pela Fitch é até o fim deste mês de maio.

Representantes do Governo do Estado apresentaram balanços fiscais a representantes da Agência Fitch Ratings. Foto: Divulgação

Governo do Estado do Maranhão

SHARE