Hospital Carlos Macieira realiza reunião sobre Acreditação Hospitalar e fortalece assistência em saúde na unidade

Por: www.casacivil.ma.gov.br

Reunião sobre Acreditação Hospitalar no Hospital Carlos Macieira (Divulgação)

Gestores da equipe multiprofissional da assistência e da área administrativa do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nesta quinta-feira (8), de reunião sobre Acreditação Hospitalar, iniciativa que busca a melhoria dos processos, dos resultados e, principalmente, do cuidado e atendimento seguro ao paciente. Durante o encontro também foi discutido o projeto de Custos Hospitalares em execução na unidade.

Com o processo de Acreditação o HCM está, mais uma vez, buscando ser o primeiro hospital público do Maranhão a ter uma certificação da qualidade dos serviços de saúde. João Antunes, executivo do Instituto Gerir, organização social que administra o HCM, destacou que a Acreditação é um processo importante que busca certificar a qualidade do hospital.

“A reunião é uma forma de envolver, ainda mais, os gestores nos processos existentes na unidade. E o maior ganho com a Acreditação é obter a evidência dos processos ligados à segurança do paciente, confirmando que a assistência prestada é feita de forma adequada, e isso nos dá uma segurança maior de que o serviço cumpre o papel de beneficiar a população”, destacou João Antunes.

“Um grande projeto como é o da Acreditação envolve conscientizar, sensibilizar e engajar toda a equipe. E essa é uma ação que promove melhoria contínua dos processos chegando até a qualidade do atendimento prestado ao nosso usuário”, completou o diretor administrativo, Luís Otávio Campos.

O gerente da Qualidade, Márcio Ramos, reforçou que o processo da Acreditação tem caráter educativo, o que reforça o desenvolvimento de todas as áreas da instituição. “Cada encontro entre gestores é uma forma de integração entre os setores. E agora em fevereiro vamos iniciar mais uma etapa do processo de sensibilização das equipes com a execução do Projeto Rondas da Qualidade, que contará com a participação e o engajamento de todos os setores”.

Acreditação ONA 

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.

Casa Civil

SHARE