IPAM apresenta estudo sobre desmatamento em assentamentos maranhenses

2009-10-19 estudo-aponta-concentracao-de-terras-e-desmatamento-em-assentamentos ggA Superintendência Regional do Incra no Maranhão recebeu a visita de três representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) no dia 24 de maio. A visita teve como objetivo apresentar ao superintendente regional e técnicos do Incra-MA a pesquisa “Avaliação da dinâmica do desmatamento em assentamentos de reforma agrária no Maranhão“.

Esse mesmo estudo foi realizado em todas as Superintendências do Incra que se situam na Região Amazônica, faltando apenas ser apresentado nas Regionais de Tocantins e Marabá. De acordo com a diretora do Programa Cenários para Amazônia, Ane Alencar, a pesquisa confronta os dados dos limites geográficos dos projetos deassentamento da base do Incra com os dados de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Passamos aproximadamente quatro meses realizando a confrontação e análise desses dados. Agora com o estudo concluído estamos visitando as regionais para apresentar os resultados da pesquisa, validar algumas informações e realizar alguns ajustes para na última etapa publicar um relatório com os dados de desmatamento em áreas de assentamento”, explicou Ane.

A diretora informou ainda, que estão trabalhando em parceria com o Incra Sede por meio de um Termo de Cooperação Técnica e que a primeira versão do Programa Assentamentos Verdes (PAV) foi criada a partir de dados deste estudo.

Leia a notícia completa no site do INCRA – MA.

Fonte: IPAM

 

 

 

 

 

 

Maranhão – :: Revista Amazônia ::

SHARE