Maranhão recebe seminário sobre livro, leitura e biblioteca, em São Luís

livros-ensino1

Conversar sobre as muitas possibilidades que se desdobram a partir da leitura, do contato com o livro e com a biblioteca é o propósito do Seminário “Conversa Afiada Sobre Livro, Leitura e Biblioteca”. O evento, promovido pela Rede Leitora Ler pra Valer, em parceria com a Biblioteca Pública Benedito Leite e o Instituto C&A, acontecerá em São Luís, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), na Fundação de Memória Republicana do Convento das Mercês.

O Seminário tem por objetivo suscitar discussões acerca dos inúmeros caminhos que a leitura literária permite enveredar. O evento contará com a participação de mediadores de leitura em todo o estado, educadores, bibliotecários e profissionais ligados a área da leitura, que irão participar de conferência, mesas temáticas, roda de conversa, momento literário e oficinas.

Como convidados para proferir palestras e oficinas estarão, em São Luís, André Neves, Roberto Azoubel, assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura da Representação Regional do Ministério da Cultura (MINC). Além deles, Rita Margareth, especialista em Leitura (BA), Elisa Machado, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas.

A programação será aberta, às 9h de quinta-feira (21), com a conferência tema “Conversa Afiada Sobre Livro, Leitura e Biblioteca”. A conferência será proferida por André Neves e terá a coordenação de Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e coordenadora do Programa nacional de Incentivo à Leitura-Proler/MA.

Às 10h30 será apresentado Painel Integrado: Redes de leitura e sustentabilidade, com Roberto Azoubel, assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura da Representação Regional do MINC e Aline Carvalho do Nascimento, técnica da Biblioteca Pública Benedito Leite, seguido de debate com a plenária participante.

No período da tarde, às 14h, serão iniciadas as oficinas contação de histórias “Xama Teatro” e Organização e dinamização de bibliotecas, coordenada pela bibliotecária Silvelene Evangelista. Outra oficina, ‘Projetos de leitura – Possibilidades nas Bibliotecas Escolares e Comunitárias’, será coordenada por Rita Margareth. A oficina ‘Ler e Brincar: Conte Uma História’, com Aline Carvalho do Nascimento, especialista em Leitura e Formação de Leitores, da BPBL.

No segundo dia de seminário, de 8h às 8h20, acontece o Momento Literário, seguido da Mesa Temática “Comunidades e participação: o sentido das bibliotecas comunitárias”, e tem como palestrante a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Elisa Machado. O momento estará sob a coordenação da articuladora da Rede Leitora Ler pra Valer Edith Ferreira e logo em seguida debate entre os participantes.

No horário das 10h30 será iniciada uma ‘Roda de Conversa’ sobre mediação de leitura, com Joseane Maia, Doutora em Letras Sesc/Uema,  do Ponto de Leitura Nasce uma criança leitora’, na cidade de Caxias (MA), Rita Margareth, de Salvador – BA, e Rita Oliveira, da Biblioteca Municipal José Sarney. A roda estará sob a coordenação de Audinar Botenttuit, chefe de Departamento do Curso de Biblioteconomia da Ufma.

Fonte: Portal Amazônia

Maranhão – :: Revista Amazônia ::

SHARE