Comprar dólar pode ser um dos momentos mais tensos de quem vai viajar para os Estados Unidos. Sempre surge o questionamento se o dinheiro será ou não suficiente e qual a melhor forma de adquirir a moeda americana.
É neste contexto que aparecem as dúvidas se vale a pena utilizar o cartão de crédito para comprar moeda estrangeira. Afinal, com o parcelamento na fatura, o turista acaba ganhando um “respiro” para arcar com a despesa, possibilitando a compra de uma quantia maior de dólares.
Para ajudar na decisão, confira neste texto as vantagens e desvantagens de comprar dólares na função crédito.
Tem como comprar dólar no cartão de crédito?
Sim, é possível comprar dólares com o cartão de crédito! A maioria das casas de câmbio autoriza o pagamento com tal função, permitindo também o parcelamento conforme o montante adquirido.
Por sua vez, as instituições financeiras se beneficiam com o uso do crédito, uma vez que a consequente incidência de taxas e juros acaba tornando o procedimento altamente lucrativo.
Vale a pena comprar dólar no cartão?
A opção de comprar moeda estrangeira com o cartão de crédito flexibiliza o planejamento financeiro da viagem. Assim, o turista consegue arcar com os custos do passeio de forma diluída, sem causar fortes impactos no saldo bancário.
Além disso, o valor a ser pago na fatura é fixado no momento da compra e não é afetado por posteriores oscilações cambiais. No entanto, é preciso prudência e cautela com o uso do crédito.
Afinal, estamos falando de uma modalidade que envolve aplicação de altas percentuais de IOF, além das taxas cambiais e spread padrões. Para você ter ideia, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tem valor cerca de cinco vezes maior em compras de dólares no crédito do que no pagamento com dinheiro em espécie.
Além disso, se você optar pelo parcelamento, deve considerar também os juros adicionais referentes a esta modalidade. Desta forma, vale a pena comprar quantias moderadas de dólares no cartão de crédito. Para adquirir a maior parte do montante de moeda americana, todavia, recomenda-se utilizar dinheiro em espécie para garantir os melhores valores.
Como comprar dólar com o cartão de crédito
Não tem segredo: você primeiro deverá solicitar a cotação em diversas casas de câmbio, para identificar os locais mais econômicos. No entanto, não se esqueça de verificar se as empresas são confiáveis: para isso, busque indicações e confira se a agência possui registro no Sistema Integrado de Registro de Operações de Câmbio (Sistema Câmbio).
Depois de escolher a opção mais vantajosa, defina a quantia de dólares a ser adquirida e informe que o pagamento será efetuado no crédito. O valor total acrescido de juros e taxas irá cair na sua próxima fatura, sendo que o cálculo será feito com base no câmbio definido no dia da compra. Caso você opte por parcelar, serão adicionadas as respectivas taxas ao valor final da operação.
Saber utilizar o crédito moderadamente é essencial para garantir que sua viagem seja financeiramente sustentável. Confira agora outras dicas para comprar dólares sem se endividar!
Outras opções para comprar dólar
Para garantir a tranquilidade da sua viagem, recomenda-se sempre ter à disposição variados meios de pagamento. Assim, você garante o suporte financeiro caso imprevistos aconteçam. As opções mais usuais de adquirir dólar são:
- Pagamento com dinheiro em espécie: você efetua a compra com papel-moeda
- Pagamento com cartão de débito: todo o valor da compra é descontado imediatamente do seu saldo bancário
- Habilitação do cartão de crédito para funcionamento internacional: através dos aplicativos digitais, é possível solicitar a autorização para sacar dólar no exterior
- Abertura de conta global: fazer parte de fintechs globais permite que você utilize o cartão de crédito com o IOF muito mais reduzido, facilitando o saque nos caixas eletrônicos americanos.
Com base nas suas necessidades e no tempo de estadia, avalie a melhor possibilidade para comprar a moeda americana. Não se esqueça de computar as taxas e juros nos cálculos antes de definir qual forma é a mais estratégica.
Uma dica importante é acompanhar a cotação do dólar muito antes da sua viagem. Assim, você pode ir comprando aos poucos, conforme os valores fiquem mais acessíveis. Com muita organização, é possível garantir os dólares das suas férias sem estresse!