O Brasil é um país extremamente diverso quando falamos em cultura, mas além disso, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, em que podemos ter a chance de conhecer novas línguas, pessoas, culturas, etc. Sendo assim, um dos principais objetivos durante o desenvolvimento das crianças é que aprendam a viver com aquilo que é diferente, criando relações de respeito e empatia. Nesse sentido, a educação cultural é uma das principais maneiras para garantir isso, que pode ser trabalhando de diversas formas, como com brinquedos educativos da Educamente, por exemplo.
Portanto, incluir práticas culturais no dia a dia dos pequenos permite que eles conheçam novos hábitos, costumes e tradições, abrindo espaço para o diálogo, reflexão e aprendizado, ou seja, tudo o que envolve o convívio com a diversidade.
Entretanto, sabemos que ainda assim, muitos pais e responsáveis não sabem como e a importância de trabalhar a diversidade cultural com as crianças. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar mais sobre o assunto. Vamos lá?
Educação cultural na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que a educação cultural vai além do direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer, sendo ainda um fio condutor que deve estar presente ao longo de todo o processo e aprendizagem das crianças.
Nesse sentido, para que elas cheguem ao final do Ensino Médio familiarizados e preparados para abraçar a diversidade cultural, debatendo e encontrando novos caminhos que priorizem o respeito e justiça, é primordial que isso seja estimulado desde o processo de alfabetização e aprendizagem.
Portanto, podemos dizer que é por meio do estímulo ao convívio com a diversidade que é possível construir a educação cultural, que está prevista na BNCC. Inclusive, de acordo com ela, os educadores têm como missão inserir o contato com outras culturas na rotina escolar dos pequenos, que vão desde brincadeiras e incentivo de participação coletiva em atividades, até visitar a museus e exposições.
Por que a educação cultural é importante para as crianças?
É provável que você já tenha entendido melhor sobre a educação cultural na vida dos pequenos. Mas, para esclarecer ainda mais, separamos alguns tópicos relevantes que mostram os benefícios e importância da educação cultural. Confira abaixo:
Reduz as chances de preconceito
Um dos principais benefícios da educação cultural para as crianças é que ela apresenta aos pequenos diferentes povos e culturas, ensinando como eles devem respeitar e conviver em harmonia com o outro. Como consequência, isso previne que a criança seja preconceituosa, pois desde cedo ensina como as diferenças culturais são complementares e igualmente importantes. Inclusive, para essa geração, o conceito é primordial para transmitir valores como igualdade, justiça e empatia.
Estimula a resolução de problemas
Outro ponto importante é que crianças que aprendem como conviver com a diversidade entre culturas, possuem maior facilidade para resolver problemas e desafios, sendo que isso foi comprovado cientificamente. Afinal, independente se for em casa ou na escola, a educação cultural ensina como elas podem valorizar pessoas e culturas. Nesse sentido, quando os pequenos se deparam com alguma situação desafiadora, eles conseguem buscar por soluções com mais facilidade, que priorizem e respeitem o outro.
Amplia o repertório
Quando se conhece os hábitos e tradições que são diferentes dos seus, como as festas populares, músicas, manifestações artísticas, comidas, lendas folclóricas, entre outros elementos culturais, os pequenos ampliam seu repertório. Mas, além disso, esse contato com a diversidade cultural também estimula a criatividade e imaginação. Com isso, encontram novas formas de se divertir, ao mesmo tempo que valorizam outras culturas. Isso, inclusive, é muito importante para o futuro e o mercado de trabalho.
Melhora a convivência com a família e sociedade
Independente se você é pai ou educador, é fato que todos querem educar os pequenos priorizando a igualdade e justiça, a fim de contribuir para um mundo melhor. Sendo assim, a educação cultural é uma grande aliada, visto que quando apresenta diferentes hábitos e culturas, ensina as crianças a reconhecer e respeitar. Com isso, há melhora da convivência com a família, amigos e colegas de classe. Afinal, entendem que cada pessoa tem o seu jeito e isso deve ser respeitado.
Desenvolve valores morais
Por fim, mas não menos importante, para que as crianças sejam protagonistas de mudanças relevantes par ao mundo no futuro, é importante trabalhar desde cedo valores morais, como ética, respeito, empatia, justiça e liberdade. Então, quando os pequenos são educados culturalmente, tanto a família quanto a escola incentivam esses valores de forma direta.
Então, agora que você sabe mais sobre a educação cultural, seus benefícios e importância, entende que ela deve ser incentivada durante todo o processo de desenvolvimento das crianças. Por mais que a sala de aula seja um excelente lugar para isso, devemos ressaltar que ela também pode ser estimulada dentro de casa, com brinquedos educativos, passeios, filmes, livros, etc.