Manter a casa organizada não é uma tarefa simples, principalmente com a correria do dia a dia. Contudo, com um bom planejamento e otimização do tempo, é possível colocar a casa em ordem e fazer com que isso dure por algum tempo. Além disso, hoje em dia existem vários organizadores de ambientes, feitos com injeção plástica pela empresa Plaskit, que cumprem as mais diferentes funções e ajudam a manter a casa arrumada.
Contudo, sabemos que não é todo mundo que conhece as opções disponíveis no mercado. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como usar os organizadores de ambientes em casa. Vamos lá?
Caixas organizadoras
As caixas organizadoras são excelentes para otimizar os espaços em todos os ambientes da casa. No guarda-roupa, são ótimos para guardar peças que não utiliza com frequência e ajudar a liberar espaço nas gavetas. No banheiro, armazenam acessórios de cabelo, como secador, chapinha, papel higiênico, etc. Já na cozinha, serve para guardar pacotes de alimentos, além de remédios e o que mais precisar.
Nichos e prateleiras
Nichos e prateleiras são ótimos para otimizar os ambientes, pois além de fáceis de instalar, podem ser colocados em qualquer cômodo da casa. Os nichos são perfeitos para peças menores, como louças, vasos com plantas, temperos, etc. Já as prateleiras, servem para itens mais pesados, como livros, caixas, cestos, potes, panelas, eletrodomésticos, sapatos, etc.
Ganchos
Já os ganchos, podem ser utilizados em diferentes ambientes e para as mais variadas funções. No quarto, por exemplo, é excelente para pendurar cintos, lenços, algum casaco que usa no dia a dia, etc. Além disso, pode usar os ganchos menores na porta do guarda-roupa para organizar colares e outras bijuterias, como pulseiras e braceletes.
Aramados
Os aramados são uma verdadeira revolução no mercado de organização e decoração. Esses utensílios são excelentes para aqueles espaços no armário que cabem muita coisa, mas que não têm as divisórias adequadas. Sendo assim são ótimos para organizar panelas, pratos, copos, pastas de documentos, acessórios de banheiro, travessas, tampas de panelas, etc.
Porta-trecos
Existem vários tipos de porta-trecos disponíveis para te ajudar a organizar sua casa. Obviamente, é importante ficar atento para não acumular itens desnecessários com tantos potinhos de organização. Contudo, muitos deles são bastante úteis, como os organizadores de controles remotos, porta-canetas, escorredores de louça e aqueles específicos para talheres, etc.
Colmeias
As colmeias estão entre os organizadores de ambientes mais utilizados. Elas ajudam a otimizar o espaço do armário e manter as roupas sempre em ordem. O ideal é utilizar a coleira para organizar peças como calcinhas, meias, cuecas, tops, sutiãs sem bojo, blusinhas de latinha, lenços, encartes, cintos, rasteirinhas, chinelos, panos de prato, jogos americanos, guardanapos, roupas de academia, roupinhas infantis, etc.
Suportes de parede
Existem vários suportes disponíveis no mercado, que ajudam a utilizar o espaço das paredes e não prejudicar a passagem ou outras tarefas do dia a dia. Nesse sentido, são ótimos itens para se ter na lavanderia, pois ajudam a organizar vassouras, rodos, pás, entre outros utensílios domésticos. Além disso, não é preciso pregar nas paredes, pois são feitos com ventosas para grudar.
Divisórias de gavetas
As divisórias de gaveta podem ser usadas em diferentes lugares, como para ajudar a separar maquiagens, remédios, itens de higiene pessoal, cabos e fios, acessórios de cabelo, para separar talheres, utensílios de cozinha, itens de papelaria e muito mais.
Cestos
Por fim, os cestos organizadores podem ser de plástico, acrílico ou até mesmo de palha, ajudando a manter a organização e praticidade. O recomendado é utilizá-los para guardar itens de higiene pessoal, separar os alimentos na geladeira e despensa, guardar produtos de limpeza, ajudar a guardar itens como chave, carteira e outros pertences pessoais.
Então, agora que você conhece alguns dos principais organizadores de ambientes e como utilizá-los em sua casa, já pode colocar a mão na massa e dar início à arrumação. Mas, lembre-se que mais do que organizar e limpar a casa, é importante mantê-la nesse estado. Por isso, sempre que tirar algo do lugar, coloque-o de volta da mesma maneira que o encontrou. Com isso, garante maior praticidade para encontrar seus pertences e não precisa perder tempo com a arrumação posteriormente.