Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Início
    • Contatos
    • Política de privacidade
    WhatsApp Telegram RSS
    Maranhão Mais
    • Casa
    • Imóveis
    • Filmes
    • Turismo
    • Beleza
    • Apostas
    • Saúde
    • Games
    • Utilidades
    Maranhão Mais
    Home»Direitos»Como fazer o inventário de um terreno?
    Direitos

    Como fazer o inventário de um terreno?

    By Redação Maranhão Mais05/04/2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Como fazer o inventário de um terreno
    Como fazer o inventário de um terreno
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Sabemos que após o falecimento de um ente querido, existem alguns procedimentos burocráticos que precisam ser seguidos, como por exemplo o processo de inventário. Este procedimento é caracterizado como o instrumento onde são descritos todos os bens de propriedade do falecido e dívidas. 

    Via de regra, o procedimento de inventário é obrigatório, porém, existem exceções, onde há a dispensa do processo de inventário, quais sejam: 

    • Existência de um herdeiro: Se caso o falecido tiver apenas um herdeiro, será possível requerer uma a transferência por meio de uma carta de adjudicação, onde será realizada a colação de todos os bens que serão transferidos. Este pedido poderá ser realizado por meio do cartório ou por processo judicial. 
    • Existência de um único bem: Se caso houver um único bem a inventariar, os herdeiros poderão requerer a transferência deste mediante processo judicial, onde será expedido alvará para finalização da partilha.   

    Sendo um processo burocrático e envolvendo transferência e regularização de bens móveis ou imóveis, recomenda-se que você contrate um escritório de advocacia com referência e experiencia na área de sucessões, tal como o Advogados AssociadosBR. O Código de Processo Civil estabelece a obrigatoriedade do acompanhamento do advogado, ou seja, os herdeiros deverão contratar um advogado de inventário. 

    Diferença entre inventário judicial e extrajudicial:

    O processo de inventário poderá ser realizado das seguintes formas: 

    • Inventário Extrajudicial ou administrativo: O inventário realizado em cartório traz vantagens aos herdeiros, como por exemplo, menor onerosidade e agilidade na finalização do processo. Porém, os herdeiros deverão cumprir alguns requisitos, sendo eles: Maioridade e capacidade civil dos herdeiros; consenso entre os herdeiros sobre a partilha de bens; Inexistência de testamento em nome do falecido; 
    • Inventário Judicial: O inventário judicial será realizado nas seguintes situações: Menoridade ou incapacidade dos herdeiros; Impossibilidade de acordo entre as partes quanto à partilha de bens a ser realizada; existência de testamento. O procedimento quando realizado na via judicial será mais oneroso e terá maior prazo para sua finalização, podendo demorar anos para finalizar. 

    Conforme mencionado, o prazo para finalização de inventário varia, tendo em vista que o andamento do processo dependerá do pagamento de impostos, documentos atualizados e demais que se fizerem necessários e forem exigidos pelo juiz ou pelo cartório, quando realizado por meio extrajudicial. Nos dois casos, não há possibilidade de fixar um prazo, de forma geral, o procedimento quando realizado em cartório poderá ser finalizado em média 3 à 6 meses, esta situação dependerá do cartório e dos herdeiros na disponibilização de documentos. 

    O processo judicial é demasiado, tendo em vista que segue prazos judiciais e aguarda decisões do juiz. Sabemos que o sistema judiciário é sobrecarregado, de forma que processos de inventário seguem os tramites normais e não possuem quaisquer tipos de preferencias para julgamento ou decisões intermediárias. Os processos judiciais podem levar em torno de 1 à 10 anos para finalização. 

    Como é realizada a transferência dos bens aos herdeiros?

    Após os tramites cartorários ou judiciais, será lavrada a escritura pública de inventário ou a homologação do plano de partilha pelo juiz. Após a regularização do imóvel, os herdeiros deverão comparecer perante o registro de imóveis e solicitar a averbação deste documento junto à matrícula do imóvel, tornando pública a sua propriedade sobre o referido bem. 

    Conforme mencionado, o processo de inventário é burocrático, são exigidos diversos documentos dos herdeiros, do falecido e dos bens a serem inventariados. Dessa forma, é de suma importância que os herdeiros optem pela contratação de um advogado com experiencia na área de sucessões a fim de conduzir de forma célere o processo de inventário. 

    Cada estado possui uma tabela de custas específica, o valor para realização do processo de inventário inclui: honorários contratuais do advogado, certidões atualizadas, taxas administrativas, avaliação de imóvel (quando necessária), recolhimento de guia de ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e doação. Este imposto será calculado com base no valor de mercado do bem a ser transferido. No Estado de Santa Catarina, é possível realizar o parcelamento deste valor em até 12 (doze) vezes. 

    Procure um profissional qualificado para tirar suas dúvidas sobre o inventário e sobre a transferência dos bens aos herdeiros necessários, a partilha deve ser realizada com segurança jurídica à todos os interessados.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Redação Maranhão Mais
    • Website

    Related Posts

    Quais são os documentos necessários para solicitar aposentadoria da pessoa com deficiência?

    02/04/2025

    Trabalhador CLT pode perder direitos ao usar a CTPS Digital?

    17/02/2025

    Férias para Empregado Doméstico: Tudo o que Você Precisa Saber

    01/10/2024

    CNH Social Curitiba: Como se inscrever e obter a carteira de motorista gratuitamente

    15/04/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    • Início
    • Contatos
    • Política de privacidade
    © 2025 - Maranhão Mais - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
    Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: maranhaomais@​ev​te.​net
    En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.