EMBARGADA PARA QUINTA (15)- Revitalizações garantem valorização de espaços públicos no Maranhão

Por: www.casacivil.ma.gov.br

A revitalização do prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (Reffsa) e das três novas praças de seu entorno resgata a história da cidade.

Em todas as regiões do Maranhão é possível perceber o avanço na valorização dos espaços públicos. Esse comportamento se dá pelas diversas reformas e ampliações de praças e pontos históricos que ocorrem nos três anos do governo Flávio Dino.

“A valorização de espaços públicos é uma das marcas do governo Flávio Dino. Os investimentos garantem aos maranhenses locais mais aprazíveis para as famílias que desejam não só ocupar os espaços, como também participar dessas ocupações. Ao mesmo tempo que se reforma uma praça, por exemplo, você está incentivando o convívio social, o que dá retorno positivo para as cidades e também para o nosso Estado” falou o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Na capital São Luís, a revitalização do prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (Reffsa) e das três novas praças de seu entorno resgata a história da cidade. O local, que estava abandonado e sem utilização, se transforma em um novo espaço cultural do Maranhão e contará com cafeteria, choperia, galerias de arte, restaurante panorâmico e lojas, além de abrigar o Museu da Memória Ferroviária Maranhense e um setor da administração estadual.

“Nós temos o compromisso com a recuperação do patrimônio público e histórico, não somente de São Luís, mas de todo o estado. Com a entrega da Praça Gomes de Sousa, que integra um conjunto de espaços públicos em obras, juntamente com a revitalização da Reffsa, que é o local onde se realiza o Carnaval de Segunda, já tradicional festa do período, as pessoas vão poder ter mais conforto”, disse o governador Flávio Dino em vistoria às obras.

Com a transformação do espaço, o Festejo em honra à Santa Luzia, padroeira da cidade, ficou ainda mais bonito.

Em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, a restauração da Beira Rio deu uma cara nova ao cartão-postal da cidade. O investimento garantiu à Região Tocantina um espaço adequado para receber famílias e visitantes.

“Gostei bastante. Ajeitaram totalmente, colocaram outros equipamentos. É o primeiro espaço de lazer nessa dimensão, que possibilita a gente aproveitar, praticar esporte, correr…”, disse a estudante Monique Leysley.

Em Santa Luzia, na região de Pindaré, a Praça Matriz foi o primeiro espaço de convivência da cidade, onde fica a Paróquia Santuário de Santa Luzia. Desde 1948 o espaço recebe pessoas de diversas partes do país e do mundo que vem visitar a igreja nas chamadas peregrinações. Com a transformação do espaço, o Festejo em honra à Santa Luzia, padroeira da cidade, ficou ainda mais bonito.

O senhor Pedro João da Silva, de 74 anos, mora há 11 anos próximo à Praça Matriz. O aposentado elogia a iniciativa do governo Flávio Dino e comemora a revitalização da praça, onde ele caminha todos os dias.

“Ah! Aqui ficou uma beleza! Eu moro aqui perto e caminho todos os dias por aqui e ficava difícil com ela do jeito que estava”, reiterou seu João, como gosta de ser chamado.

Mais investimentos

Para este ano, o Governo do Maranhão está investimento mais de R$ 20 milhões em obras por todas as regiões. Em Pindaré-Mirim, por exemplo, a urbanização, manutenção e revitalização da Praça Central vai oxigenar o lugar que sofria por falta de intervenções.

A Praça da Bíblia, em Imperatriz, é outro exemplo. A requalificação do espaço é desejo da população há décadas. Em breve o governador Flávio Dino deve inaugurar.

A requalificação do espaço é desejo da população há décadas.

Casa Civil

SHARE