Maranhão: Codevasf alcança três mil famílias com cisternas do Água para Todos

view

Aproximadamente 15 mil maranhenses foram beneficiados até a terceira semana de março com as cisternas do programa Água para Todos instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde 2012 a Companhia implantou 3.031 reservatórios em oito municípios do estado. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

“Os reservatórios são muito importantes para os beneficiados, que vivem em comunidades isoladas, distantes de áreas urbanas e em condições críticas de abastecimento de água durante as temporadas de seca”, explica o superintende da Codevasf em São Luís (MA), João Batista Martins. Há cisternas instaladas em Anajatuba, Arari, Cantanhêde, Codó, Matões do Norte, Pirapemas, São Mateus do Maranhão e Viana. Em outros sete municípios os beneficiários estão sendo identificados – são eles Alto Alegre, Capinzal do Norte, Coroatá, Miranda do Norte, Peritoró, São João do Sóter e Vitória do Mearim.

Em todos os estados em que a Codevasf atua com o Água para Todos – Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí e Minas Gerais, além do Maranhão – foram instaladas 54.036 cisternas desde 2012. “Estamos presentes com o programa em 119 municípios. A instalação de cisternas chegou a 96 deles; nos outros 23 temos atuado no processo de formação e assessoria dos Comitês Gestores Municipais, que promovem mobilização, identificação e validação de beneficiários”, explica Carlos Hermínio de Oliveira, coordenador-geral do programa na Codevasf.

As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno. As principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. O abastecimento dos reservatórios ocorre durante o período chuvoso. A água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior da cisterna. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados pela Codevasf aos beneficiados, a água é própria para se beber e para o preparo de alimentos.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e tem como principal meta universalizar o acesso a água entre a população rural do semiárido brasileiro. Um dos objetivos do programa é instalar 750 mil cisternas até 2014. Deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil. A indicação dos beneficiários é responsabilidade dos Comitês Gestores Municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os Comitês devem observar diretrizes estabelecidas pelo programa: os beneficiários devem ser famílias de áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, mesmo possuindo renda per capita familiar superior a R$ 140,00, também podem ser beneficiados.

Fonte: MaxPress

Maranhão – :: Revista Amazônia ::

SHARE