O esfoliante corporal é um produto de beleza antigo e que conquista cada vez mais pessoas ao redor de todo o mundo. Afinal, como elimina células mortas que ficam acumuladas na superfície da pele, ele a deixa mais lisinha, macia e saudável. Sendo assim, ele ajuda na renovação da pele por meio de um processo de descamação saudável, segundo o site Cosmética do Brasil.
A composição do esfoliante corporal conta com ingredientes emolientes como base estrutural e micropartículas esfoliantes, que juntos removem as impurezas do corpo. Contudo, ainda que seja um produto muito utilizado, não é todo mundo que conhece seus benefícios, então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar mais sobre o esfoliante corporal e seus benefícios para a pele. Vamos lá?
Limpa a pele de forma profunda
Um dos principais benefícios do esfoliante corporal é a limpeza profunda que ele provoca na pele. Isso acontece devido à presença de micro granulados na textura do esfoliante. Por ser abrasivos (na medida certa), eles fazem com que as impurezas acumuladas no dia a dia saiam com maior facilidade. Como consequência, você terá uma pele livre de sujeiras.
Renovação celular
O esfoliante também é capaz de remover as células mortas presentes na superfície da derme. Então, quando isso acontece, a pele começa o processo natural de renovação celular. Vale ressaltar que é graças a esse processo que a pele se torna mais saudável, com aparência viçosa e brilhante.
Desobstrução de poros
Outro ponto importante é que, principalmente no calor, é comum que os poros fiquem obstruídos em determinadas regiões do corpo, como costas e rosto, por exemplo. Entretanto, o atrito com os pequenos grãos do esfoliante ajuda na desobstrução e remoção dos cravos e até mesmo espinhas. Inclusive, muitas pessoas que sofrem com espinhas nas costas têm a recomendação de esfoliar a pele.
Elimina impurezas e toxinas
Não podemos deixar de falar ainda que ao aplicar o esfoliante corporal, é necessário realizar movimentos leves e circulares. Com esse atrito e movimentação, a pele passa por uma espécie de detox, ou seja, ajuda na drenagem de toxinas e fluidos acumulados ao longo do tempo. Portanto, justamente por isso esse é um procedimento realizando em clínicas de estética.
Regula a oleosidade da pele
Como falamos no tópico de desobstrução da pele, quando bloqueados, os poros tendem a produzir mais óleo por meio das glândulas sebáceas. Como resultado, é comum surgirem espinhas e cravos na região. Mas, quando as pessoas realizam a esfoliação da forma correta, os poros vão se regularizando, o que ajuda a regular a oleosidade da pele, que será produzida, mas sem excesso, melhorando o aspecto da pele como um todo.
Diminui os pelos encravados
Um ponto que pode ser bastante incômodo para quem faz a barba, depila ou raspa alguma região do corpo é o surgimento de pelos encravados. Mas, o processo de esfoliação pode ser um grande aliado, pois ajuda a eliminar a camada mais superficial do tecido que foi danificado. Isso facilita o crescimento do pelo, evitando que ele fique preso dentro dos folículos e, consequentemente encravados.
Ajuda a estimular a produção de colágeno
Um ponto interessante, mas que muitas pessoas não sabem é que o o uso contínuo do esfoliante corporal também contribui para a síntese de colágeno. Como resultado, a aparência da pele melhora, ficando mais firme, com boa textura, além de rejuvenescer ao longo do tempo.
Proporciona maciez
A esfoliação corporal também promove o benefício da maciez da pele, sendo que esse é um resultado imediato. No entanto, é primordial que após a esfoliação no banho, você passe um hidratante com a pele seca. Dessa forma, você mantém o aspecto macio e saudável por mais tempo. Vale lembrar que a esfoliação por si só é um tipo de agressão para a pele e exige o complemento do hidratante para promover os benefícios.
Ajuda no relaxamento
Por fim, um último benefício da esfoliação é que ela ajuda na sensação de relaxamento. Portanto, após um dia estressante, fazer uma esfoliação seguida de uma massagem irá ajudar o corpo e a mente a ficarem mais calmos e tranquilos.
Quando usar o esfoliante corporal?
É importante deixar claro que, por mais que seja um produto muito benéfico para a pele, o esfoliante corporal não pode ser usado todos os dias. Inclusive, a indicação é esfoliar a pele 1 vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Além disso, o processo é contraindicado em peles e regiões com queimaduras, lesões, em processo de cicatrização e recém depiladas.
Então, como você viu, o esfoliante corporal promove diversos benefícios para a pele, sendo uma ótima pedida para incluir em sua rotina. Mas, lembre-se que ele não pode ser usado todos os dias, pois se for o caso, irá provocar o efeito contrário e afetar a saúde da pele.