A cozinha é um dos ambientes mais importantes das casas. Afinal, é onde as pessoas preparam e saboreiam suas refeições, deixando de ser um cômodo de serviço para se tornar um espaço social e para receber os convidados. Inclusive, muitos indivíduos escolhem um imóvel com a imobiliária Rafael Odone analisando principalmente a cozinha. No entanto, também é importante investir na decoração e incluir os elementos certos no ambiente.
Afinal, por ser um ambiente social, ele deve ser não apenas bonito e prático, mas também aconchegante, a fim de garantir o conforto de moradores e visitas. Mas, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje 7 dicas práticas de como tornar sua cozinha mais aconchegante. Vamos lá?
Escolha as cores certas
Se você quer mudar o visual de sua casa sem precisar investir em grandes reformas, apenas ao pintar as cores das paredes você já consegue obter um ambiente mais aconchegante. Sendo assim, as cores mais indicadas para te ajudar nesse processo são: cinza, marrom, bege, preto e bordô. Contudo, é possível apostar em muitas outras opções e possibilidades, especialmente se tiver alguma cor favorita. Laranja e azul, por exemplo, são cores que combinam muito e são mais alegres, tornando o local aconchegante sem ficar pesado.
Invista na iluminação adequada
Outra forma de deixar a cozinha mais acolhedora é mudar a iluminação. Essa também é uma dica incrível para quem não quer realizar uma reforma muito grande, pois o investimento é relativamente baixo e não exige nenhum quebra-quebra.
Muitas pessoas acreditam que a cozinha precisa ter luz branca. Mas, na verdade, esse tom de iluminação só torna o espaço mais frio e pouco acolhedor. Sendo assim, aposte em pequenos spots espalhados pelo ambiente, a fim e garantir um espaço bem iluminado. Além disso, em cima da bancada, você pode incluir um pendente com luz neutra para te ajudar no preparo das refeições.
Inclua elementos que ajudem na organização
De nada adianta você ter uma iluminação adequada e pintar as paredes com as cores certas, se a sua cozinha não é organizada. Sendo assim, é importante investir em elementos que te ajudem a manter a ordem e ao mesmo tempo tornar o espaço mais bonito. Por exemplo, você pode colocar os temperos em potes específicos para tal, organizar os talheres nas gavetas com um organizador, não deixar a louça acumular na pia ou no escorredor, incluir potes de vidro para armazenar determinados alimentos e grãos, etc.
Coloque algumas plantas no local
As plantas dão vida aos ambientes e na cozinha isso não é diferente. Aqui, é importante ficar atento à entrada de luz natural e pesquisar sobre as necessidades da espécie, como quantidade de regas, iluminação, tipo de solo e vaso, etc. Uma boa dica também é apostar em temperos, como hortelã, orégano, pimenta, salsinha e cebolinha, etc, pois assim pode utilizá-los durante o preparo das refeições, ao mesmo tempo que enfeitam o espaço. Além disso, plantas pendentes nas prateleiras ou em cima do armário também ficam incríveis.
A madeira é um material muito acolhedor
A madeira é um material muito acolhedor, tanto para se ter em casa quanto na cozinha. Sendo assim, uma ótima pedida é incluir não apenas nos móveis, mas em outros elementos do espaço. Por exemplo, caixas feitas com paletes são ótimas para armazenar frutas. Da mesma forma, pode espalhar quadros com esse material pelas paredes, assim como investir em tábuas, talheres e outros acessórios de madeira. Por mais que sejam detalhes, eles com certeza farão diferença em sua cozinha.
Toques de cor também podem ajudar na sensação de aconchego
Para deixar sua cozinha mais alegre, invista em cores vibrantes nos detalhes, pois isso também fará uma grande diferença. Você pode, portanto, adquirir uma geladeira colorida, ter uma adega em cor diferente, pintar apenas uma única parede com uma cor mais vibrante, adquirir eletrodomésticos coloridos e panelas, panos de prato enfeitados, quadros, etc. Mas, lembre-se de manter o equilíbrio e evitar o exagero, pois isso pode fazer com que sua cozinha perca todo o charme.
Deixe um bom espaço para circulação
Por fim, mas não menos importante, fique atento com o espaço disponível e evite incluir itens desnecessários na cozinha. Aqui, é importante manter o foco na circulação, tanto de quem está cozinhando quanto dos visitantes. Sendo assim, tire todas as medidas do local antes de adquirir móveis e objetos decorativos. Da mesma forma, tenha um bom planejamento e, se possível, conte com ajuda de especialistas.
Então, com as dicas do post de hoje, tornar sua cozinha aconchegante será uma tarefa muito mais simples do que você imagina. Mas, lembre-se que para isso é importante ter um bom planejamento e organização. Caso contrário, pode acabar incluindo elementos em excesso e tornar o espaço com aspecto bagunçado e até mesmo sem personalidade.