No dia 6 de novembro de 2024, a taxa Selic passou de 10,75% para 11,25% ao ano. Isso deixou o mercado em alerta, especialmente porque o aumento da taxa Selic, pode indicar uma redução do consumo para melhor controle da inflação.
Por outro lado, como diz o investidor Warren Buffett, os momentos de pânico (ou “sons dos canhões”) são a melhor hora para comprar bons ativos com descontos. E, neste momento, há diversas empresas brasileiras que podem oferecer dividendos atrativos, muito acima da Selic.
Investir em ações como PETR4, por exemplo, podem pagar dividendos muito acima da Selic. No texto de hoje, vamos apresentar cinco ações que podem pagar dividendos atrativos acima da taxa básica de juros.
Cemig (CMIG4)
A Companhia Energética de Minas Gerais atua num dos setores que mais oferece previsibilidade no pagamento de dividendos: o setor elétrico. Com operações nos três segmentos da área (geração, transmissão e distribuição), a Cemig é uma das maiores empresas do Brasil, com a possibilidade de pagar dividendos a altura.
No acumulado de 2024, a empresa já pagou um DY de 15,75% e com regularidade — a última distribuição ocorreu no mês de agosto. O otimismo cresceu ainda mais com a possibilidade de privatização da empresa, que pode destravar mais valor e retorno aos acionistas caso se concretize.
Petrobras (PETR4)
Após passar por uma grande reestruturação a partir de 2016, a Petrobras se transformou numa verdadeira máquina de pagar dividendos. Com o saneamento das suas contas, a empresa quebrou recordes de distribuição de lucros, distribuindo em média 40% de dividend yield (DY) entre 2022 e 2023.
Em 2024, a empresa distribuiu menos dividendos que nos anos anteriores, mas ela ainda entrega um dividendo médio na casa de 14% em 2024 — quase 50% maior que a taxa Selic. Uma ação preferencial, como a PETR4, possui prioridade na distribuição dos proventos.
Bradespar (BRAP3)
A Bradespar é um caso sui generis nesta lista. Seu DY é igualmente elevado e atingiu uma taxa de 14,79% (três pontos percentuais acima da taxa Selic). Mas grande parte desse rendimento não veio da empresa em si, mas da mineradora Vale, da qual a Bradespar detém 3,8% das ações e do capital votante.
Embora minoritária, a participação da Bradespar na Vale é muito relevante para a estratégia de dividendos da holding. Em 2023, a mineradora registrou um dividend yield de 7,87%. Além disso, existe uma projeção de 8% a 9% até o final de 2024”.
Gerdau (GOAU4)
Presente no Brasil e em mais 10 países, a Gerdau é a maior produtora de aço e siderurgia do país. Com valorização de 4,22% até esta data (01/11/24), as ações da empresa pagaram dividendos de 12,36% em 2024.
A Gerdau tem como política interna distribuir 30% do lucro líquido em forma de proventos para os acionistas, mas sua forte geração de caixa nos últimos anos elevou esse payout, que chegou a 42% nos últimos 12 meses.
Mahle Metal Leve (LEVE3)
Deixando o maior destaque da lista para o final, a Metal Leve é uma empresa que atua fabricando e vendendo peças automotivas, como componentes de motores e filtros. Nos últimos 12 meses, a empresa apresentou um dividend yield de 26,93%, com um payout de impressionantes 91% da sua rentabilidade.
Dois fatores contribuíram para essa forte distribuição de caixa: o primeiro foi a rentabilidade da empresa, medida pelo indicador ROE, que chegou a 66% no último trimestre. Além disso, a Metal Leve possui um endividamento de apenas 62% do seu patrimônio líquido e não realizou grandes investimentos, o que permitiu à empresa distribuir valor aos acionistas por meio de dividendos.
Por que a Selic impacta o preço das ações?
Um cenário de juros altos — e com perspectiva de mais aumentos na Selic — representa um grande desafio para a bolsa de valores. Com a taxa Selic mais alta, investimentos como CDBs, títulos de governo e outras aplicações de renda fixa ganham mais destaque.
O mercado possui a tendência de enxergar investimentos em renda fixa como seguros. Por isso, a elevação dos juros pode levar a uma saída de capital da bolsa por parte de investidores que priorizam a maior segurança da renda fixa.
As ações que pagam dividendos acima da Selic podem se destacar mesmo num cenário de juros, pois, além do pagamento elevado de dividendos, elas oferecem a valorização do capital, um retorno duplo para o investidor.
Disclaimer: Este conteúdo é apenas para fins informativos e não deve ser considerado uma recomendação de investimento.