Manter as roupas bem-cuidadas e sem amassados é um desafio que muitos enfrentam no dia a dia. Por isso, saber como organizar e armazenar cada tipo de peça no armário faz toda a diferença, principalmente quando se deseja praticidade na hora de se vestir.
Com a chegada de novembro e da famosa Black Friday, você pode aproveitar para investir em organizadores, caixas e cabides que vão ajudar a manter seu guarda-roupa em ordem e suas roupas sem amassados.
Aproveite as promoções e prepare-se para otimizar o espaço, garantindo que suas peças se mantenham sempre impecáveis. Além disso, confira outras dicas que vão te ajudar nessa missão!
Camisas sociais: pendure em cabides de madeira
As camisas são peças que amassam facilmente se forem guardadas dobradas. Então, cada vez que for usar, você vai precisar passar. Para garantir a praticidade, pendure-as em cabides de madeira ou almofadados e deixe um espaço entre cada peça no seu armário.
Além disso, sempre que possível, passe a camisa antes de guardá-la. Assim, qualquer pequeno amassado que surja será fácil de eliminar. Caso esteja guardando por longos períodos, como em trocas de estação, use capas protetoras para evitar poeira e umidade.
Saias: use cabides com presilhas
As saias também precisam de atenção especial, ainda mais quando são feitas de tecidos como seda ou linho. O ideal é ter cabides com presilhas, assim como você vê nas lojas, e deixar as peças penduradas. Ah, é importante que as presilhas tenham uma camada de borracha para não marcar o tecido.
Se preferir dobrar as saias, o segredo está em evitar dobras nas áreas que ficam mais visíveis, como a frente. Opte por dobrá-las ao meio e armazenar em prateleiras ou gavetas com espaço.
Roupas íntimas: organize em compartimentos
As roupas íntimas não precisam de cuidados especiais para evitar amassados, mas podem perder a forma se não forem armazenadas do jeito certo. A dica é ter um organizador nas gavetas, assim você consegue separar calcinhas de meias e sutiãs.
Sutiãs com bojo, por exemplo, devem ser armazenados abertos, para não deformar o enchimento. No caso de peças delicadas, como lingerie de seda ou renda, opte por dobrá-las cuidadosamente, ou enrolá-las, e guarde em sacos de tecido para proteção extra.
Jeans: pode dobrar
O jeans é um tecido mais resistente aos amassados, então você não precisa se preocupar tanto em como eles estão sendo guardados. A maneira de dobrar é que faz a diferença, tanto que o recomendado é dobrá-los ao meio, alinhando as pernas e depois dobrar novamente na horizontal.
Quanto ao jeito de guardar, vale deixar empilhado em prateleiras ou em gavetas, só cuide para não pressionar demais o tecido, para não ficar marcado. Se o espaço permitir, pendurar os jeans pela cintura também é uma opção eficaz.
Camisetas: o melhor é dobrar
As camisetas de algodão são superfáceis de lidar e não vão te dar trabalho no quesito amassados. O tecido é bastante resistente, então, sua preocupação será em evitar que percam a forma.
Para isso, dobre as peças em retângulos pequenos e uniformes, com as mangas voltadas para dentro e empilhe em prateleiras ou gavetas, mas sem pressionar demais. Outra técnica ótima e muito famosa, bastante útil para quem tem pouco espaço no armário, é enrolar as camisetas.
Blazers e casacos: cabides estruturados são os aliados
Peças mais estruturadas, como os blazers e casacos, devem ser guardados em cabides firmes para preservar o formato original dos ombros. Além disso, precisam estar em um local espaçoso, sem serem pressionadas por outras peças para evitar vincos e amassados.
Se for guardá-los por um longo período, como no verão, use capas protetoras de tecido que permitem ventilação, evitando a proliferação de mofo e outros danos ao tecido.