É comum que aqueles que se dedicam a arte adotar a fotografia como companheira de suas vidas. É um hobby que permite que eles se tornem visíveis e expressem o que sentem e pensam por meio de momentos capturados.
Muitos até sonham em aperfeiçoar suas habilidades e dedicar a vida inteira a essa arte que está se tornando cada vez mais comum em todos os cantos do mundo.
A fotografia é uma forma de dizer algo que só pode ser visto em uma imagem. E, para isso, precisamos de uma câmera que nos permita capturar os momentos que queremos mostrar.
Quando as pessoas querem iniciar esta prática, elas precisam de alguns itens básicos para poderem fazer isso sem nenhum inconveniente. E um deles é uma câmera fotográfica profissional para iniciantes, que se caracteriza por sua facilidade de uso para quem está começando do zero.
A combinação de facilidade de uso e recursos básicos permite capturar imagens de qualidade sem a necessidade de conhecimento técnico avançado. Assim, eles podem desenvolver sua criatividade e imaginação e, ao mesmo tempo, aprender os fundamentos da fotografia.
Abaixo estão alguns pontos básicos importantes para escolher uma boa câmera fotográfica profissional para iniciantes, deve ser levados em conta:
- A câmera deve ser compacta, pois elas são leves, pequenas e fáceis de transportar.
- Sem espelho: elas oferecem melhor qualidade de imagem e permitem que você troque a lente para obter perspectivas diferentes.
- Resolução de 12 a 24 MP.
- A câmera deve ter um modo automático, para evitar preocupações técnicas.
Embora muito dependa do seu orçamento, uma câmera profissional de alta qualidade tem muito mais vantagens do que uma câmera profissional barata.
A qualidade da imagem é superior e elas oferecem mais controle manual das configurações. Além disso, sua durabilidade e compatibilidade com acessórios permitem que suas habilidades cresçam e melhorem com o tempo.
Por isso, é recomendável que aqueles que têm a possibilidade de fazer um bom investimento tecnológico recorra a estas opções, que lhes permitirão aprender técnicas diferentes com mais facilidade.
E dentro destas condições, as de mais destaque são os modelos de câmeras oferecidos pela Canon, Nikon e Sony que se caracterizam pelo equilíbrio entre qualidade, desempenho e funcionalidade.
Um exemplo disso é a EOS 5D MARK IV, uma câmera profissional que oferece uma combinação de qualidade de imagem, desempenho em baixa luminosidade e a capacidade de gravar vídeos em resolução 4K a 30 fps.
Mas também existem opções para quem tem um orçamento mais limitado. E isso não significa que sejam variedades indesejáveis ou que trarão problemas poucos dias após a compra. Cabe a quem está nessa situação entender qual opção de câmera profissional de baixo custo é a mais conveniente.
Um dos aspectos a serem considerados ao procurar uma câmera profissional barata será a resolução (quanto mais pixels, melhor), a duração da bateria (baterias de lítio recarregáveis), a lente, a sensibilidade ISO (quanto maior a sensibilidade, melhor a qualidade da câmera), o estabilizador de imagem (recomenda-se o estabilizador óptico) e a conectividade (câmeras com WIFI e GPS).
Os modelos de destaque
- Nikon D3400: sua principal qualidade é a duração da bateria. Ela também é muito fácil de usar.
- Canon EOS Rebel T6/EOS 1300D: possui efeitos de processamento rápidos e instantâneos.
- Sony A6000: altamente recomendada pelo que oferece em relação ao seu custo médio no mercado.
Qualquer pessoa que queira entrar no mundo da fotografia pode fazê-lo sem nenhum obstáculo. Embora se acredite que a principal barreira possa ser o acesso a uma câmera, a ferramenta de trabalho, é fato que existem diferentes modelos e variedades para a realidade financeira de todos. Não é preciso dizer que tanto as câmeras profissionais de ponta quanto as mais baratas têm seus prós e contras, como qualquer outro produto. Mas o importante aqui é que com todas elas você poderá iniciar essa bela jornada no mundo da fotografia.