Aditya Chinchure via UnsplashVocê já ouviu falar da FOMO? Abreviação de Fear of Missing Out, essa ansiedade existe desde a Idade do Gelo – é que só recentemente a chamamos de FOMO. Esta emoção é causada por nosso impulso instintivo de sobrevivência e, no mundo de hoje, pode ser amplificada através das mídias sociais e, surpreendentemente, pode ser aplicada a coisas que gostamos de fazer, como jogar poker online.
O “medo de perder” não parece inofensivo, quase benéfico? É como se você fosse o último a ser escolhido para o dodgeball ou se sentisse nervoso quando sua escola enfrenta seus rivais. Ou pode ser a raiva de conseguir um lugar em um dos principais sites de pôquer on-line.
Conseqüentemente, a FOMO é uma fonte significativa de numerosos vícios psicológicos. Por esta razão, devemos nos aprofundar no medo de perder quando se trata de pôquer de verdade – de onde ele veio? E o mais importante, em que ponto nos preocupamos com seus efeitos?
De onde vem o FOMO?
A FOMO, também conhecida como “medo de perder”, apareceu pela primeira vez em 2004 quando foi incluída em uma peça op-ed publicada pela The Harbus – a revista da Harvard Business School. Esta expressão se tornou amplamente popular desde então e foi até mesmo inserida no Oxford English Dictionary para a posteridade, em 2013. Se há uma coisa que podemos aprender com tudo isso, FOMO está aqui para ficar!
Em seu início, a FOMO estava principalmente relacionada ao medo de perder o que resultava do monitoramento contínuo dos postos de mídia social. Os indivíduos que sofriam com isso se sentiam obrigados a se manter atualizados sobre as opiniões sobre vários tópicos para permanecer “a par” e não perder nenhuma atualização crítica.
O medo de perder (FOMO) pode causar grandes perigos, como ilustrado pelas rápidas e severas conseqüências que aqueles com opiniões impopulares podem enfrentar em plataformas de mídia social como Twitter ou Facebook. Tal retribuição muitas vezes se transpõe para situações reais de vida – empregos sendo encerrados, qualificações revogadas e agressões físicas ocorrendo.
A FOMO tem evoluído ao longo dos anos, cobrindo muitos tópicos relacionados ao comportamento humano. Isto pode incluir tendências obsessivas nas mídias sociais e nos mercados financeiros, assim como o vício no jogo. A ligação entre estas atividades é óbvia; todas elas nasceram dos avanços da tecnologia que permitiram seu crescimento através da Internet. Como a Internet está ficando mais fácil de acessar em mais dispositivos, não é surpreendente que muitas pessoas tenham se tornado viciadas em coisas como o jogo porque não querem perder.
Quando experimentamos o FOMO?
Experimente FOMO em qualquer momento do seu dia-a-dia. Imagine que você está aconchegado usando seus PJs, enrolado com um bom livro ou filme depois de um dia de trabalho duro, sentindo contentamento e conforto, quando de repente você recebe aquele texto de um de seus amigos.
Assim que seu dedo aperta o temido botão, aparece na tela uma festa na casa com música alta e amigos rindo tumultuosamente. De repente você percebe que não sair hoje à noite foi um erro épico; por que você pensou que seria o suficiente para ficar em casa? O medo de tomar a decisão errada se instala como um cobertor pesado, deixando seu melhor cenário muito para trás.
Descobrindo como a FOMO impacta a forma como jogamos Poker Online
É essencial compreender que o FOMO não é algo novo. Na verdade, é uma resposta instintiva natural que os humanos sempre experimentaram; nossa espécie depende uma da outra para sobreviver, portanto, ficar de fora do circuito pode nos colocar em risco ao longo da história. Como tal, experimentar estes sentimentos pode se manifestar fisicamente – borboletas no estômago e um batimento cardíaco acelerado são apenas alguns deles.
Jogar jogos de cassino por dinheiro real pode trazer fortes sentimentos de FOMO. Apesar do fato de que experimentar o FOMO não denotar um vício do jogo, pode ser uma indicação inicial do que pode se tornar um se não tomarmos medidas cautelares a tempo. Quando cedemos a este medo, ficamos mais tempo em jogos de mesa do que o necessário para não perdermos oportunidades de ganhar dinheiro. No entanto, este tipo de comportamento deve estar sempre dentro da razão, ou pode causar problemas no futuro.
É essencial compreender que nossa mente não é automaticamente acionada em um “modo de pôquer” assim que nos sentamos na mesa de pôquer. É claro, nossa atenção pode ser direcionada para jogar pôquer, mas outros aspectos vulneráveis de nosso cérebro permanecem presentes e distintos, tais como os mesmos medos e erros de julgamento.
Nossa mente luta para entender esta situação devido ao mesmo padrão de reconhecimento que normalmente nos ajuda, como o reconhecimento da palavra de um adversário ou a designação de um jogador como passivo ou ousado. Este “programa” revelou o padrão: “Nossa mão pode ser ruim, mas ainda podemos acertar algo no flop”.
Isto pode fazer você sentir que vai perder se não investir, o que desencadeia seu medo de perder (FOMO). Você pode então se encontrar apostando mais do que o necessário em uma mão menos que ideal. Lamentavelmente, muitas pessoas precisam assumir a responsabilidade por suas decisões FOMO. Chocantemente, algumas até mesmo experimentam alívio após assumir o risco – independentemente de seu sucesso ou fracasso.
Envolvimento
FOMO é uma coisa natural no mundo do pôquer online ou quando você joga pôquer com amigos. Pode ser difícil resistir a pular em um jogo quando todos os outros ganham. Mas, como já vimos, isto pode muitas vezes levar ao desastre. Se você quer evitar cometer erros dispendiosos, é essencial levar seu tempo e garantir que você entenda o que está acontecendo antes de começar a jogar.
Portanto, da próxima vez que você sentir o FOMO, lembre-se: dê um passo atrás, respire fundo e pense no que você está fazendo antes de colocar seu dinheiro em risco. E se você está procurando um lugar seguro e divertido para jogar pôquer on-line, confira o GG Poker!