A mobilidade é um fator muito importante quando falamos no dia a dia de moradores e visitantes. Afinal, as cidades com planejamento ruim, frequentemente, sofrem com trânsito, além de dificultar os acessos que deveriam ser simples e facilitar a rotina das pessoas. Sendo assim, esse com certeza é um ponto que precisa ser considerado na hora de escolher um lugar para morar. No entanto, não é algo tão procurado pelas pessoas e muitos não sabem como escolher uma cidade com base em sua mobilidade. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais são as 8 cidades brasileiras com boa mobilidade para morar. Vamos lá?
Itajaí, Santa Catarina
O município é destaque nacional quando falamos em desenvolvimento, sendo uma das cidades que mais cresce no Brasil. Sendo assim, muitos procuram a CR Imóveis imobiliária na Praia Brava em Itajaí, a fim de investir na região, considerada um bairro nobre. Em relação à mobilidade, de acordo com a pesquisa da Urban System, Itajaí foi a terceira cidade melhor do Brasil em mobilidade. Isso porque, constantemente o município investe em obras para melhoria da infraestrutura da cidade, promovendo maior conforto, qualidade de vida e bem-estar para seus moradores. Inclusive, quem mora nos apartamentos na Praia Brava em Itajaí, pode observar todo o movimento de obras de mobilidade urbana.
Barueri, São Paulo
Outra cidade muito interessante por sua mobilidade é Barueri, na Grande São Paulo, sendo uma das únicas no topo do ranking com menos de 500 mil habitantes. Isso se deve principalmente pelo sistema de transporte público da cidade, que oferece integração entre diferentes linhas de ônibus e entre os ônibus e trens, sendo um grande destaque de mobilidade urbana.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa surpreende por estar no ranking das melhores mobilidades do Brasil. No entanto, isso se deve principalmente pelo transporte público, sendo que um dos grandes diferenciais é o número de modais, contando como Bus Rapid Transport (BRT), Veículo Leve sobre Trilho (VLT), ônibus, trem, metrô, ciclovia, vans, aplicativo de transporte e barcos. Ainda que receba algumas críticas pela dificuldade de acesso da periferia a alguns desses serviços, o Rio de Janeiro possui boa mobilidade urbana de maneira geral.
Florianópolis, Santa Catarina
A Ilha da Magia não poderia ficar de fora de nossa lista. Antigamente, Florianópolis era destaque negativo por suas soluções de mobilidade inadequadas. Isso porque, tinha uma dependência de carros e vias estreitas, sendo muitas delas de mão única, que a tornaram conhecida por seus congestionamentos. Contudo, nos últimos anos a capital catarinense investiu em melhorias diversas de mobilidade, especialmente no sistema de ônibus e na criação de mais de 80 km de ciclovias.
Curitiba, Paraná
Segundo um estudo publicado na revista Nas, Curitiba é a metrópole com vida mais sustentável do Brasil. Há mais de 50 anos, os ônibus circulam livremente pela cidade, sem congestionamento. O BRT utiliza infraestrutura exclusiva, separada dos outros sistemas viários e fez com que a cidade se tornasse modelo de locomoção eficiente. Além disso, os moradores podem recarregar seus bilhetes de vale transporte por meio da bilhetagem eletrônica.
São Paulo, São Paulo
Uma cidade que muitas pessoas não esperavam estar na lista, São Paulo é conhecida por seus problemas de mobilidade, como congestionamentos gigantes e o excesso de carros. Contudo, a maior cidade do Brasil foi destaque no ranking de mobilidade, visto que oferece diversas soluções para o transporte de seus moradores, como a grande variedade de modais, com amplo serviço de metrô, ônibus, trem, aplicativos, voos, etc. Além disso, a capital paulista conta com mais de 650 quilômetros de malha cicloviária.
Brasília, Distrito Federal
A capital do Brasil também se destaca quando falamos em mobilidade. Inclusive, por ser a primeira cidade planejada do Brasil, isso promoveu diversos benefícios e impactos positivos para os moradores até os dias de hoje. Em relação à mobilidade, Brasília está entre as 10 melhores cidades do país.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Por fim, mas não menos importante, Balneário Camboriú é famosa por suas praias, belezas naturais e arranha-céus de luxo, sendo que recentemente se tornou a cidade com o metro quadrado mais caro do Brasil, de acordo com o Índice FipeZap. Além disso, é um dos principais destinos turísticos do país e recebe milhões de turistas na alta temporada. Sendo assim, a infraestrutura montada para esses meses promove benefícios e qualidade de vida para a população no resto do ano.
Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares do Brasil com boa mobilidade para morar, já pode escolher qual desses será seu novo lar. Mas, lembre-se de analisar outros fatores, como segurança, índices de saúde e educação, saneamento básico, incentivo à cultura, opções de lazer, contato com a natureza, etc. Somente assim, você realmente terá uma cidade completa e que atende às suas demandas e necessidades.