É fato que conforme os anos passam, as pessoas tendem a buscar maior tranquilidade e conforto. Sendo assim, é comum que os idosos, principalmente após a aposentadoria, desejem morar em cidades com melhor infraestrutura e que sejam adequadas às suas demandas e necessidades. Afinal, a partir desse momento, é hora de realmente aproveitar a vida, sem precisar se preocupar com o trabalho ou qualquer tipo de responsabilidade. Entretanto, não é todo mundo que conhece as melhores opções para morar com idosos e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje com a lista das 7 cidades ideais.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Localizado no litoral norte catarinense, esse com certeza é um município que não poderia ficar de fora de nossa lista. Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária como a Meu Lar SC em Balneário Camboriú, especialmente com a valorização dos imóveis, a fim de investir no aluguel de temporada para apartamentos. Entretanto, o público idoso, hoje em dia deseja morar na cidade visto que é conhecida por sua infraestrutura impecável.
Sendo assim, podem aproveitar as excelentes opções de lazer da região, praias deliciosas, bailes e atividades voltadas para os idosos, serviços de alto nível e qualidade, além de abrigar hospitais referência em todo o estado.
Santos, São Paulo
Santos é outra ótima cidade para morar, com mais de 430 mil habitantes. Ela é considerada a maior cidade litorânea do estado de São Paulo e em seu território está o maior porto da América Latina, que atende a navios de contêineres e cruzeiros. Mas, além de sua economia aquecida, também possui ótimo qualidade de vida e ficou em 6º lugar em 2016 na lista de melhores cidades do Brasil para viver, de acordo com a classificação das Nações Unidas.
Para os idosos, é a melhor cidade da região Sudeste, com serviços de ótima qualidade, segurança, bons índices de saúde e ótimos hospitais.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
A capital gaúcha também é uma excelente cidade para os idosos e seu grande destaque está na saúde. Isso porque, conta com alto número de enfermeiros atuantes por morador, garantindo que o atendimento aos idosos seja muito mais seguro. Mas, além disso, devemos destacar também a questão de moradia, visto que aqui existem diversos condomínios voltados especificamente para os idosos. Da mesma forma, é reconhecida por proporcionar muito lazer e natureza para apreciar.
Niterói, Rio de Janeiro
Niterói é a cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Rio de Janeiro. Sendo assim, ao contrário da capital, ela conseguiu se desenvolver e crescer de maneira sustentável, oferecendo excelente qualidade de vida para seus moradores. Vale ressaltar ainda que é o município que possui um dos maiores números de médicos por habitantes. Sendo assim, é conhecido por ter um sistema de saúde muito bom e bastante seguro, atendendo aos mais diferentes públicos e necessidades, em especial os idosos.
Poços de Caldas, Minas Gerais
Poços de Caldas é uma cidade turística, localizada na divisa com São Paulo e no Sul de Minas. Com excelente rede hoteleira, ela ficou conhecida há muitos anos por suas águas termais, com propriedades terapêuticas, que eram usadas em tratamentos de diversas doenças. Hoje em dia, com a evolução da medicina, é muito procurada para quem quer morar em uma cidade tranquila, com belezas naturais e ótima infraestrutura. Afinal, conta com diversos cafés charmosos, restaurantes de ótima qualidade, além de encontros e eventos voltados para a terceira idade.
Florianópolis, Santa Catarina
A Ilha da Magia é conhecida por suas belezas naturais de tirar o fôlego, atraindo muitos jovens que querem explorar o local. Além disso, também é famosa por ser uma ótima cidade para empreender, com o maior número de startups por mil habitantes. Contudo, é importante ressaltar que para idosos, a capital não deixa a desejar, oferecendo uma estrutura completa, com ótimas opções de lazer, hospitais de boa qualidade, serviços variados, além de ser bastante tranquila em relação às outras capitais.
Tupã, São Paulo
Por fim, Tupã é uma das cidades brasileiras que possui maior número de idosos. Localizada no interior de São Paulo, é reconhecida pela alta qualidade de seu sistema de saúde. Inclusive, é o município que possui o maior número de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde). Vale ressaltar ainda que por ser um município menor, é bastante tranquilo e seguro, sendo uma ótima opção para morar com idosos.
Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades do Brasil para morar com idosos, já pode escolher qual delas será o novo lar. É importante deixar claro que você deve analisar muitos fatores, a fim de garantir a cidade ideal, como incentivo à cultura, opções de lazer para este público, infraestrutura e índices de saúde, belezas naturais, serviços, etc. Dessa forma, você garante uma cidade completa e adequada para todas às necessidades e demandas dos idosos.