Quando falamos em casa própria, sabemos que esse é o sonho de grande parte das pessoas. Contudo, existem diversos fatores que precisam ser considerados e um questionamento bastante comum é se é melhor construir do zero ou realizar reformas. Obviamente, independente do que escolher, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados e contratar uma construtora como a GDV.
Contudo, sabemos que tomar essa decisão não é tão simples. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se é melhor reformar ou construir. Vamos lá?
É melhor construir ou reformar?
É importante deixar claro que não existe uma opção melhor do que a outra, mas sim aquela que vai se adequar às suas necessidades, demandas, preferências e orçamento. Sendo assim, é importante saber o que precisa ser considerado na hora de tomar a decisão. Portanto, confira abaixo quais são os principais aspectos para analisar:
Entenda suas necessidades
O primeiro passo é entender quais são seus desejos e necessidades, entendendo porque deseja construir ou reformar. Independente da opção, você deve avaliar a quantidade de cômodos necessária, número de membros da família, se pretende ter filhos, se deseja ter animais de estimação, área de lazer, piscina, etc. Além disso, considere a localização do imóvel, pois dependendo do caso, não terão terrenos disponíveis no lugar desejado e se você tiver uma casa no local, pode ser melhor optar pela reforma.
Somente após entender o que você realmente precisa é que poderá tomar uma decisão mais adequada.
Conte com a orientação de especialistas
Outro ponto muito importante é consultar a construtora, explicando tudo o que você precisa para a obra. Isso porque, muitas pessoas não entendem todos os passos necessários e tomam decisões precipitadas. Portanto, ao conversar com a construtora, você saberá o que precisa para reformar uma casa ou para construir. Dependendo de cada caso, uma dessas opções será melhor do que a outra. Por exemplo, se deseja cômodos totalmente personalizados e uma casa exatamente como sonhou, a construção será mais interessante. Mas, se tem mais pressa para se mudar ou não deseja tantas mudanças, a reforma é mais indicada. Lembrando apenas que reformas não são piores que a construção, pois podem operar verdadeiros milagres e transformar os espaços.
Qual é o orçamento disponível?
Não podemos deixar de citar também que a questão financeira é bastante relevante. Para entender quanto de dinheiro será necessário, você também deve conversar co a construtora. Isso porque, dependendo da situação do imóvel que deseja reformar e o tipo de projeto, os custos podem ser até maiores do que a construção de uma casa. Justamente por isso, é importante conversar com profissionais qualificados, que podem fazer um estudo aprofundado de cada uma das situações para realizar a melhor orientação possível.
Pense no prazo
Além do dinheiro, o tempo é fator decisivo para a construção ou reforma da casa. Sendo assim, é fundamental não apenas definir o prazo final, mas para cada etapa da construção. Isso ajuda você alinhar os serviços com a construtora, além de ter maior controle do andamento, evitando atrasos desnecessários.
Além disso, tenha em mente que reformas podem até parecer mais rápidas, mas nem sempre esse é o caso. Portanto, ao conversar com a construtora, saberá qual projeto será concluído mais rápido, podendo tomar a decisão mais adequada para sua realidade.
Legislação e normas
Por fim, mas não menos importante, uma construtora de qualidade irá te ajudar a entender quais são as normas e legislações que devem ser obedecidas em cada um dos casos. Por exemplo, se optar pela reforma, deve avaliar se alguma norma da construção mudou, desde que o imóvel foi erguido. Além disso, também é válido checar o conjunto de regras do condomínio, caso pretenda morar em um. Portanto, novamente ressaltamos a importância de contar com a ajuda de uma construtora de confiança. Afinal, são muitos os detalhes e somente profissionais especializados podem dar conta de tudo.
Então, como você viu, não é possível afirmar que reformar é melhor do que construir e vice-versa. Isso porque, cada uma das alternativas irá atender a demandas e necessidades diferentes. Sendo assim, não deixe de conversar com sua construtora de confiança para entender qual alternativa é a melhor para seu perfil.