Organizar uma viagem pode ser uma tarefa fácil para quem está acostumado a preparar uma mala e sair pelo mundo afora, mas se você não tem esse hábito de montar roteiros, ou se é do time de viajantes que deixam tudo para a última hora, este guia ajudará você!
A verdade é que a organização de uma viagem começa bem antes da compra da passagem. Portanto, separe papel e caneta e comece a anotar as dicas que preparamos para você!
1- Antes de escolher o seu destino
Antes de você escolher para onde vai viajar, é importante começar a se organizar. Não é necessário ter uma passagem comprada para montar um roteiro. Para tanto, você pode ler mais sobre diferentes destinos, conhecer países e cidades, entender mais sobre outras culturas. Tudo isso ajudará você a definir um roteiro ideal.
Mesmo que você ainda não tenha certeza sobre o seu destino, esteja preparado para quando isso acontecer. E quanto mais você conhecer sobre o mundo, ainda que virtualmente, melhor!
Um roteiro de viagem começa antes mesmo da compra da passagem. Portanto, aproveite que você ainda não tem nenhuma “obrigação” com um roteiro específico e faça uma viagem por todo o mundo virtualmente para escolher o seu destino ideal.
2- Faça uma lista de lugares para onde você quer ir
Sonhar em conhecer alguns destinos já é uma grande ajuda para que você possa começar a filtrar os valores de pacotes e passagens, além de ter mais informações sobre a desejada viagem. Ter alguns destinos preferidos pode deixar você mais antenado por toda a busca que envolve a viagem.
Agora, se você tem o sonho de conhecer o mundo todo, esse trabalho será bem mais complexo. Claro que de uma hora para outra você pode mudar de ideia e querer conhecer outro destino, mas no geral, é legal ter uma listinha mais objetiva com alguns destinos em mente.
3- Tenha sempre um seguro viagem
Independentemente de para onde você vá, é muito importante viajar em segurança e tranquilidade. E nada melhor do que obter um seguro viagem antes de arrumar as suas malas.
Um seguro viagem pode cobrir diversas despesas, como gastos médicos, gastos hospitalares, remarcação de voo, hotel, e até mesmo ressarcimento no caso de extravio de bagagem. Todos esses benefícios dependem muito de acordo com cada seguro viagem.
Pensando em uma viagem para os Estados Unidos, por exemplo, é ainda mais importante ter um seguro viagem, visto que o país tem um dos sistemas de saúde mais caros do mundo. Já imaginou precisar passar pelo médico ou hospital com uma conta de milhares de dólares?
Contratar um seguro viagem é muito mais barato e dará a você uma tranquilidade sem tamanho durante a sua viagem. Para contratar o seu, basta acessar esse link.
4- Colha o máximo de informações sobre os destinos prediletos
Esse com certeza é um dos momentos mais legais e prazerosos na hora de montar um roteiro de viagem. Pesquisar sobre o destino, obter mais informações, listar os principais pontos turísticos, conhecer os costumes e tudo mais que envolve um sonho para você é sempre uma tarefa muito gostosa de ser feita.
Mas enquanto você não escolhe o seu destino, aproveite para ler livros, guias, assistir vídeos no YouTube e na televisão, ou até mesmo conversar com amigos que já viajaram para fora do Brasil (ou em solo nacional mesmo). Tudo o que puder ajudar você a tomar a decisão ajudará!
Nesse momento, você não precisa anotar nada e nem ficar se preocupando à toa. Basta ter um primeiro contato com o destino para onde quer ir e entender mais sobre cada um deles até o momento de comprar a sua passagem.
5- Quantos dias você ficará viajando?
Saber por quanto tempo você ficará no destino é bastante importante para que você decida como vai montar o seu roteiro. Uma previsão de quantos dias e da época de embarque também ajudará você a ser mais seletivo na hora de escolher seu roteiro.
Por exemplo, se você sonha em ver neve, não adianta nada embarcar no meio do verão. Lembre-se também que quando é verão no Hemisfério Sul, é inverno no Hemisfério Norte! Não adianta viajar em junho e julho para um país do norte para ver neve!
Se você tem muito tempo disponível, poderá escolher destinos mais complexos, que exigem mais dias de passeio, ou até mesmo dividir o seu tempo em mais de uma cidade ou até mesmo país, se for viável viajar deste modo.
O que você achou das nossas dicas para se planejar para uma viagem ao redor do mundo? Se você já viajou para o exterior, deixe o seu comentário contando como foi a sua experiência, e aproveite para compartilhar alguma dica que possa ajudar os outros leitores a se planejarem!