Quer conhecer as praias paradisíacas no sul da Bahia mas não sabe por onde iniciar seu planejamento? Então, você está no post certo!
São diversas cidades, praias e vilarejos fascinantes, com atrações para todo tipo de viajante, sempre com a garantia de bastante gastronomia e cultura.
Na Bahia, há praias para quem está buscando sossego e também para quem busca agitação. Inclusive, se você quer ter uma viagem mais tranquila e sossegada, procure visitar Cumuruxatiba Bahia.
Preparamos tudo o que você precisa saber sobre a conhecida “terra da alegria”: as melhores praias paradisíacas no sul da Bahia e sugestões para curtir ao máximo a viagem.
Melhores praias paradisíacas no sul da Bahia
Fazer um roteiro pelas melhores praias do sul da Bahia é uma tarefa um pouco complicada pois as opções são diversas e você acaba ficando indeciso.
Há diversas vantagens nas praias do sul da Bahia e uma delas é que tem como ir à praia sozinha, caso você não tenha companhia e queira muito visitá-las.
Por isso, falaremos sobre as praias que consideramos serem as melhores. Confira!
1. Ponta do Mutá
A praia de Ponta do Mutá está localizada no extremo norte da Península de Maraú, próximo à vila de Barra Grande, em um espaço paradisíaco.
As águas da Ponta do Mutá são muito tranquilas e cristalinas, com uma vasta faixa de areia e um enorme coqueiral. Todos os dias, saem diversos passeios de Ponta do Mutá em direção a outras praias da região, como por exemplo, a Baía de Camamu.
Contudo, a grande atração de Ponta do Mutá é outra: trata-se de uma das poucas praias do país onde você consegue observar o sol se pôr no mar!
Por outro lado, se você deseja presenciar esse fenômeno raro no Brasil e admirar o pôr do sol sobre o mar, é melhor ter paciência.
No final da tarde a praia atrai bastante turistas, e pode ser complicado achar um lugar na areia. Sendo assim, planeje-se para reservar o seu!
2. Taipu de Fora
Também na Península de Maraú, está situada a praia de Taipu de Fora, um paraíso para quem aprecia piscinas naturais, formadas em tempos de maré baixa.
O diferencial dessa praia é que as pessoas não precisam realizar passeios de barco ou jangada para ir até as piscinas naturais, na região de corais, pois elas ficam bem perto da faixa de areia e é possível caminhar até elas.
Como a faixa de areia é bem ampla, geralmente nenhuma das piscinas naturais ficam totalmente cheias de banhistas, o que te proporciona sossego na praia.
3. Praia de Ponta de Itaquena
Situada em Trancoso, a Praia de Ponta de Itaquena é um destino para aqueles que gostam de se aventurar: para ir até a praia, é necessário fazer uma trilha com duração de aproximadamente 1h30, a partir da Praia do Rio Verde.
Mas todo esse cansaço é compensado quando se chega lá. A praia é praticamente deserta e selvagem, com vários coqueiros e uma vasta faixa de areia.
Essa praia tem a maré baixa, com muitas piscinas naturais que se formam entre os corais, perfeito para quem adora nadar com peixinhos e outros animais marinhos.
4. Praia de Havaizinho
A Praia de Havaizinho, localizada em Itacaré, faz parte da Trilha das Quatro Praias. Esse é um dos melhores trajetos para quem explora o sul da Bahia à procura de praias mais isoladas, rústicas e com infraestrutura simples.
Entre os dois extremos da região, sinalizados pela vegetação e por arrecifes, há várias barraquinhas e quiosques ideais para quem deseja petiscar e beber sem sair da faixa de areia.
O mar dessa praia é tranquilo, com pouquíssimas ondas, e a faixa de areia fica ainda maior quando a maré abaixa, um fenômeno comum por ali.
Para admirar um visual memorável, suba nas rochas que ficam nos cantos da praia, de onde você consegue observar todo Havaizinho de um ponto de vista diferenciado.
5. Praia da Engenhoca
A Praia da Engenhoca, em Itacaré, é o ponto inicial da Trilha das Quatro Praias e é uma das prediletas dos surfistas à procura de ondas primorosas.
O cenário fica completo com o relevo coberto pela vegetação nativa, um enorme coqueiral e o formoso encontro entre mar e rio.
A Praia da Engenhoca não é muito apreciada entre banhistas, mas é a predileta dos praticantes de esportes náuticos, o que quer dizer que você não deverá achar a praia deserta em nenhuma hora do dia.