Se você está em busca de montar seu próprio empreendimento para ganhar dinheiro na internet, saiba que vender pelo Instagram é uma das estratégias que promovem alta lucratividade. Afinal, trata-se de uma ferramenta que propicia um alcance enorme de novos clientes. Venha com a gente e fique por dentro das 8 dicas imperdíveis para montar sua loja no Instagram e garantir uma boa fonte de renda.
Vale a pena vender pelo Instagram?
Com cerca de 1,3 bilhão de usuários, o Instagram consolida-se como uma das redes sociais de maior sucesso no mundo, especialmente no Brasil. Segundo relatório divulgado pela ComScore, a média de acesso ao aplicativo dos brasileiros foi de 46 horas por pessoa em dezembro de 2022.
Graças à popularidade, o Instagram tornou-se uma das ferramentas fundamentais para garantir boas vendas. Afinal, o alcance obtido pela rede social é muito maior se comparado aos meios tradicionais de divulgação.
Com funcionalidades destinadas exclusivamente para o comércio, o aplicativo facilita o encontro entre as lojas e seu respectivo público-alvo. Além disso, os recursos disponíveis tornam o processo de compra mais intuitivo e personalizado.
8 dicas para vender pelo Instagram e faturar uma renda extra
Seja para consolidar um empreendimento formal ou apenas complementar a renda familiar, as vendas pelo Instagram representam um alto potencial de lucro. Confira agora como tornar o Instagram seu melhor amigo na hora de vender produtos e serviços.
1. Defina seu nicho adequadamente
Em primeiro lugar, é preciso ter muita clareza em relação ao nicho de mercado da sua loja e se o público-alvo de fato vai ser alcançado pelas redes sociais. Além disso, estude as características e preferências dos seus clientes, principalmente em relação ao tipo de produto mais consumido.
2. Elabore uma identidade visual atrativa
Elaborar uma identidade visual para sua loja é indispensável para criar uma harmonia estética nas redes sociais, tornando o perfil mais atrativo ao seu público-alvo. Aproveite para também elaborar um padrão para as fotografias, de forma a valorizar mais os seus produtos.
3. Configure sua loja no Instagram
O perfil comercial do aplicativo disponibiliza ferramentas e recursos valiosos para os lojistas, como a possibilidade de criação de etiquetas e catálogos com a descrição dos produtos e seus respectivos preços. Além disso, com a modalidade business, você pode analisar mais detalhadamente os dados de engajamento e perfil de acessos.
4. Crie anúncios pagos
Uma das estratégias para impulsionar a divulgação de sua loja é criar anúncios pagos no Instagram. Esta é uma forma eficiente de segmentar seu público-alvo com base em características geográficas, comportamentais e demográficas. Como resultado, você eleva as chances de alcançar potenciais clientes.
5. Compartilhe conteúdos relevantes
Além do seu catálogo de produtos e serviços, invista também em estratégias de produção de conteúdo relevante. Essa é uma maneira de elevar sua autoridade e se destacar no seu nicho de atuação.
6. Faça lives para divulgar descontos
Faça lives para demonstrar os produtos ao vivo e para divulgar descontos e promoções limitadas. Os stories também são uma excelente estratégia para promover engajamento e alavancar as vendas online.
7. Compartilhe depoimentos de outros clientes
Para fortalecer a imagem da sua loja, compartilhe os feedbacks positivos de seus clientes. Seja por meio de textos ou de vídeos, deixe bem nítida a satisfação dos consumidores com seus produtos.
8. Elabore parcerias com influenciadores
Por fim, mas não menos importante, estabeleça parcerias com influenciadores digitais da sua região. Essa é uma maneira eficaz de promover seu estabelecimento e atrair um número maior de clientes.
Agora que você sabe como vender pelo Instagram, coloque em prática as nossas dicas e garanta o sucesso da sua loja!